Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019

Buscar  
Brasil

Publicada em 15/07/19 às 11:17h - 38 visualizações
Brasileiro não sabe quanto paga de tarifas bancárias
O brasileiro bancarizado tem em média 3,7 contas abertas, entre poupança e corrente

Manancial FM


 (Foto: Manancial FM)

Entre contas corrente, poupança, salário, de investimento ou de pagamento, o brasileiro bancarizado tem em média 3,7 contas abertas, sendo que a mais popular é a conta poupança, com 79% de participação, seguida pela conta corrente (78%). Apesar de manter todos esses canais abertos, pouco menos da metade dessas pessoas, 49%, sabe dizer exatamente quanto paga em tarifas. Os dados são de uma pesquisa do Ibope Inteligência, encomendada pelo C6 Bank, em que 2.009 pessoas de todo o País responderam a questionário.

Se por um lado ter mais de uma conta já não ajuda na hora de calcular quanto se gasta para mantê-las, por outro, as instituições podem criar empecilhos para que o cliente tenha clareza sobre os valores cobrados. "As instituições vão manter isso como letrinhas minúsculas nos contratos. Não vai estar estampado e você vai ter de gastar uns minutos para entender exatamente o que está pagando", diz Rogério Nakata, planejador financeiro pela Planejar.

Nakata aconselha o consumidor a renegociar pacotes de serviços. "É recorrente que os pacotes estejam inadequados, com muito mais transferências que o cliente realmente faz, por exemplo. São como planos de TV a cabo, se o contrato é muito antigo, pode ser que ao pesquisar você encontre opções mais baratas e vantajosas", diz.

O Procon-SP orienta os bancos a informarem tarifas e taxas nos contratos e sites de maneira "clara, ostensiva e adequada", como prevê o Código do Consumidor. Mas nem sempre é o que acontece. Das 7.054 reclamações relacionadas a bancos registradas pelo Procon-SP no primeiro semestre, 2.762 foram sobre cobranças indevidas - o cliente não entendeu por que determinado serviço foi cobrado.

Para Tony Perrela, analista do Ibope responsável pela pesquisa, a surpresa foi a quantidade de pessoas que dizem saber exatamente quanto pagam de taxas. "Imagino que o movimento de novos bancos e fintechs que batem na tecla da isenção de tarifas leve clientes de bancos tradicionais a ficarem mais atentos a essas cobranças."

O diretor da Associação Brasileira de Fintechs, Mathias Fischer, diz que a cobrança de tarifas não é a única forma de tornar as transações rentáveis para instituições e cobrar valores menores por serviços avulsos pode ser mais claro e viável. "Compensa para o cliente porque, às vezes, ele paga valores extras por operações mesmo já pagando um pacote de serviços." Vale ficar atento, porém, ao valor cobrado em cada transação: para quem faz muitas movimentações no mês, determinados pacotes podem ser mais vantajosos.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que reserva em seu site um espaço para que bancos divulguem suas taxas, afirma que tem como compromisso a adequação de tarifas ao uso do cliente. "É o que a gente chama de suitability. O banco deve oferecer pacotes de serviços que evitem que o cliente pague por algo que não usa e tenha gastos extras com operações que faz com mais frequência", explica Amaury Oliva, diretor de Autorregulação da Febraban. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(18)99192 0006

No Ar Neste Momento!!Seja Abençoado!!
Programa Debate Melodia/ Mensagem
Peça sua Música

  • Pr. Salomao Willian de Portugal
    Cidade: Coimbra Portugal
    Música: Me chamou de filho Cantor Dalton Guedes
  • jose ribeiro
    Cidade: pv
    Música: deus abre mar debora e leia
  • Madson Cotta
    Cidade: Birigui
    Música: Resultados da pesquisa Resultado do Mapa de informações Video Thumbnail ANDRÉ AQUINO - QUANDO ELE VEM
  • Laís ouro
    Cidade: Pv
    Música: Kemilly Santos (A promessa)
  • jose ribeiro
    Cidade: pv
    Música: deus abre o mar debora e leia
  • jose ribeiro
    Cidade: presidente venceslau
    Música: deus abre o mar debora e leia
Publicidade Lateral
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 143991 Usuários Online: 13


Parceiros

Copyright (c) 2019 - Manancial FM - Todos os direitos reservados