Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Buscar  
Brasil

Publicada em 09/10/17 às 10:53h - 525 visualizações
Biodiversidade brasileira pode estar ameaçada com a perda de abelhas
Sem as abelhas, alguns alimentos desapareceriam do planeta ou seriam bem diferentes, alerta especialista

Manancial FM

 (Foto: Manancial FM)

Odesaparecimento das abelhas vem preocupando especialistas de todo o mundo. Além de fornecer produtos como mel e própolis, esses insetos são responsáveis pela polinização de 73% da produção agrícola. "O produto mais importante das abelhas é a polinização (...) Nós temos plantas que só conseguem produzir frutos ou grãos, se houver a presença da abelha. Ela aumenta ainda a qualidade do produto", explicou a pesquisadora da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) Fábia Pereira, em entrevista ao programa Conexão Ciência.

De acordo com a especialista, sem as abelhas, alguns alimentos desapareceriam do planeta ou seriam bem diferentes. Além disso, a polinização é bastante rentável. "Segundo dados da FAO, o serviço de polinização das abelhas rende para humanidade de 30 a 50 vezes mais do que a própria comercialização do mel e das ceras. Isso se deve justamente pela dependência que as culturas têm da produtividade por meio da polinização das abelhas", ressaltou.

Diante disso, a conservação das abelhas é de extrema importância para a preservação ambiental e da biodiversidade e, também, é uma garantia de produção de alimentos e geração de renda para apicultores. Durante a entrevista, a pesquisadora comentou sobre o fenômeno detectado nos Estados Unidos chamado de Desordem do Colapso das Colônias (DCC), que é caracterizado pela redução rápida da quantidade de abelhas operárias de uma colônia, sem um motivo aparente. O que surpreende, segundo Fábia, é que ainda não se sabe a causa do DCC. No Brasil, o fenômeno ainda não foi oficialmente detectado.

+ Mais 178 cidades têm situação de emergência reconhecida

Fábia explica que os motivos pelos quais as abelhas estariam desaparecendo no Brasil seriam a junção de vários fatores como o uso indiscriminado de agrotóxicos, mudanças climáticas e desmatamento. Com o objetivo de discutir o tema, será realizado o Simpósio sobre perda de abelhas no Brasil, em Teresina (PI), entre os dias 16 e 18 de outubro. "Nosso grande produto desse evento vai ser a elaboração de um Plano Nacional de Conservação da Abelhas que vai ser apresentado para o Ministério do Meio Ambiente", ressaltou a cientista.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(18)99172 2746


Programa Debate Melodia/ Mensagem
Peça sua Música

  • Joséde oliveira Pinto
    Cidade: Itapemirim E. S.
    Música: Valor de uma alma
  • José de Oliveira
    Cidade: Itapemirim E.S
    Música: Um presente de Jesus.
  • DAIANE AGUIAR
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: Banda Gerd - Êta Butina
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • Ercilene Cristina Barbosa da Silva
    Cidade: Marabá Paulista
    Música: Sobrevivi _Sara Farias
Publicidade Lateral
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Visitas: 398067 Usuários Online: 1






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Manancial FM - Todos os direitos reservados