Quarta-feira, 01 de Maio de 2024

Buscar  
Mundo

Publicada em 27/11/18 às 09:33h - 275 visualizações
Cientista chinês diz ter criado bebês geneticamente modificados
Gêmeas nasceram há algumas semanas através de fertilização in vitro

Manancial FM

 (Foto: Manancial FM)

O cientista chinês He Jianku, da cidade de Shenzhen, afirmou nesse domingo (25) ter criado os primeiros bebês geneticamente editados. Ele fez o anúncio através de um vídeo postado no Youtube. Embora não haja confirmações sobre seu experimento, ele está sendo duramente criticado por outros cientistas.

“As gêmeas nasceram há algumas semanas e tiveram seus DNAs alterados para prevenir a infecção por HIV”, afirmou. As modificações foram feitas durante os tratamentos de fertilidade de sete casais, nos quais todos os homens são HIV positivos. Somente uma gravidez foi consolidada. O método usado se chama CRISPR-cas9, uma espécie de imunização bacteriana.

Apesar de revolucionário, há riscos consideráveis, já que outros genes podem ser alterados de forma involuntária. As mudanças feitas em espermas, óvulos ou embriões são transmitidas também para as gerações futuras.

Sobre os bebês

As meninas, cujos nomes não foram revelados, nasceram de fertilizações in vitro, mas usando um óvulo que foi anteriormente modificado. Os pais, que preferem o anonimato,  não darão entrevistas. As imagens dos bebês também não foram divulgadas.

“Sinto uma grande responsabilidade de, não apenas fazer uma primeira modificação genética em embriões, mas também torná-la um exemplo. A sociedade decidirá o que fazer a seguir: permitir ou proibir”, disse o cientista. Mas sua atitude independente foi condenada pelos colegas do meio científico.

De acordo com a Associated Press, vários especialistas defenderam que os testes realizados até agora são insuficientes para dizer que a experiência funcionou. Para eles, não há como saber ainda se haverá danos, somente o tempo dirá. Embora já tenham percebido evidências de que a modificação genética foi incompleta e que, pelo menos uma delas parece ter uma “manta de retalhos de células” sujeitas a várias mudanças.

Sobre o cientista

He Jiankui estudou nas universidades de Rice e Stanford, nos Estados Unidos, antes de regressar à sua terra de origem para abrir um laboratório na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, em Shenzhen. O cientista também é proprietário de duas empresas de genética.

A universidade onde o cientista trabalha disse que ele está de licença e que a experiência foi feita fora dos seus laboratórios, sendo uma séria violação de normas éticas e acadêmicas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(18)99172 2746




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • Joséde oliveira Pinto
    Cidade: Itapemirim E. S.
    Música: Valor de uma alma
  • José de Oliveira
    Cidade: Itapemirim E.S
    Música: Um presente de Jesus.
  • DAIANE AGUIAR
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: Banda Gerd - Êta Butina
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • Ercilene Cristina Barbosa da Silva
    Cidade: Marabá Paulista
    Música: Sobrevivi _Sara Farias
Publicidade Lateral
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Visitas: 398703 Usuários Online: 10






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Manancial FM - Todos os direitos reservados