Terça-feira, 07 de Maio de 2024

Buscar  
Brasil

Publicada em 04/07/17 às 10:34h - 320 visualizações
A luta é grande, mas não confie em seus sentimentos
“Somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” 2 Co 3:18

Manancial FM

 (Foto: Manancial FM)

Por Rafaela Senfft

Lemos a Bíblia todos os dias, mas o conteúdo é incutido em nós por Deus quando perseveramos em buscá-lo. O aprendizado e a relação estreita com o Espírito Santo vai nos conformando à palavra do Senhor, até que aqueles versos deixam de ser algo poético e passem a ser vividos.  Quantas vezes lemos os mesmos versículos, repetidamente, mas um dia eles fazem um sentido diferente e entendemos como nunca, numa perspectiva completamente pessoal? Como é viva e preciosa a palavra de Deus!

"Somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" 2 Co 3:18

Estou num ponto do aprendizado com Deus de não confiar em meus sentimentos, e nunca imaginei que fosse uma luta tão travada. Tenho pensado em como nossos sentimentos solicitam energia, no tanto que nos ocupam e exigem do nosso tempo. Mas as solicitações dos sentimentos vão muito além.

Vivemos num tempo em que os sentimentos têm mandado no homem, nos tornamos reféns deles. Queremos nos sentir confortáveis, amados e compreendidos e estamos sempre defendendo qualquer causa, a todo custo, para que as coisas cooperem e atendam nossa demanda de conforto e bem-estar emocional. Mas na Bíblia não há vários alertas quanto ao que sentimos e pensamos?

"Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo" Pv 28:26

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jr 17:9

Devemos raciocinar que nossos sentimentos fazem parte do nosso eu, da nossa carne, e essa está fadada ao fracasso e prejudicada pela queda, portando não é confiável. Aprendemos também pela palavra que o único ser confiável é Deus, e que quando nos convertemos passamos a crer nisso sobre todas as coisas. Só que fazemos o contrário, pois estamos confiando mais na carne que em Deus quando queremos adequar tudo à nossa maneira para ficarmos emocionalmente confortáveis.

Hoje não aguentamos mais uma oposição pessoal, ficamos emocionalmente instáveis por qualquer motivo, queremos ser reconhecidos de qualquer forma em nome do bem-estar e com isso negociamos valores inegociáveis.

Estamos carregando nosso ressentimento do passado conosco e tentando adequar a fé cristã a ele. Precisamos parar de alimentar nossa carne e não nos deixar curvar aos sentimentos. Isso é algo tão serio que não deve ter sido à toa que Jesus tratou certas questões com tanta radicalidade. Nos nossos tempos essa pode parecer uma mensagem  pesada demais, mas vamos nos lembrar que Jesus não economizou na metáfora e não usou eufemismos para falar sobre essas questões da carne:

"Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno. E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno" - Mt 18:8,9

Vivemos tempos em que estamos ficando fracos, pois sempre queremos nos preservar demais, nos incomodamos demais com a maneira como nos sentimos, com nosso lugar ao sol deste mundo, enquanto Jesus propõe que sigamos adiante, matando a carne diariamente e ficando até sem um olho ou sem perna para isso, se preciso for.

Podemos tomar uma decisão todas as manhãs, de não confiar em nossos sentimentos, deixar nossas solicitações de lado, parar de alimentar nosso eu e confiar na palavra de Deus, pedir ao Espírito Santo que solte um acervo de versículos em nossa memória, e que nossos sentimentos, mais tarde, que se adequem à verdade da palavra e não ao contrário.

Tenho aprendido a acordar e tomar a decisão de confiar no que a Bíblia diz mesmo que eu me sinta péssima, mesmo que eu acorde deprimida e ressentida. Tenho lembrado todas as manhãs de Hebreus 13:5, que diz "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei".

Ainda que tudo pareça ao contrário, ainda que me seja difícil crer, ainda que minha fé pareça ter esvanecido, Deus nos deixou a Bíblia, e Sua palavra é mais confiável do que qualquer coisa que eu sinta, bem como todas as circunstâncias. Pois não andamos por vista!

"Pois vivemos por fé e não pelo que nos é possível ver. Sendo assim, caminhamos em confiança" 2 Co 7,8

  • Rafaela Senfft é artista plástica formada pela Escola Guignard/UEMG, onde é professora de História da Arte Ocidental no curso de extensão. É membro de CIVA (Christian in Visual Arts) e congrega na Igreja Esperança, em BH.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(18)99172 2746




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • Joséde oliveira Pinto
    Cidade: Itapemirim E. S.
    Música: Valor de uma alma
  • José de Oliveira
    Cidade: Itapemirim E.S
    Música: Um presente de Jesus.
  • DAIANE AGUIAR
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: Banda Gerd - Êta Butina
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • Ercilene Cristina Barbosa da Silva
    Cidade: Marabá Paulista
    Música: Sobrevivi _Sara Farias
Publicidade Lateral
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Visitas: 399385 Usuários Online: 2






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Manancial FM - Todos os direitos reservados