Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Buscar  
Brasil

Publicada em 19/06/17 às 11:39h - 587 visualizações
A cada três segundos uma pessoa é forçada a deixar o local onde vive
Agência da ONU registra número recorde de pessoas deslocadas: 65,6 milhões Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/a-cada-tres-segundos-uma-pessoa-forcada-deixar-local-onde-vive-21491882#ixzz4kSX86Lfk stest

Manancial FM

 (Foto: Manancial FM)

RIO — Por causa da violência, perseguição política e religiosa e, sobretudo, guerras, homens, mulheres e crianças estão sendo forçados a deixarem os seus lares, formando o maior contingente de refugiados das últimas sete décadas. De acordo com relatório anual da Agência das Nações Unidas para Refugiados, existem no mundo 65,6 milhões de pessoas que foram obrigadas a deixarem os locais onde viviam, número superior à população do Reino Unido. Em média, 20 pessoas pessoas perdem suas moradias a cada minuto, ou uma a cada três segundos.

— Por qualquer medida, é um número inaceitável — disse Filippo Grandi, alto-comissário para refugiados da ONU. — É mais gritante que nunca a necessidade por solidariedade e propósito comum para prevenir e resolver crises, e garantir juntos que os refugiados, deslocados internamente e requisitantes de asilo sejam protegidos e cuidados enquanto soluções são buscadas.

Os dados se referem ao fim de 2016. No ano, 10,3 milhões de pessoas foram forçadas a deixarem seus lares, sendo que o número total de deslocados aumentou em 300 mil em relação a 2015. Isso mostra uma desaceleração, já que nos cinco anos anteriores o aumento anual nesse número superou a casa dos milhões. Em 1997, eram 33,9 milhões de pessoas nessa situação.

A agência desagrega os números entre deslocados internos, que são 40,3 milhões; os que ingressaram com pedido de asilo em outras nações, 2,8 milhões; e os que cruzaram as fronteiras de seus países e se tornaram refugiados, 22,5 milhões, o maior número desde que a Agência para Refugiados da ONU foi fundada, em 1950, logo após o término da Segunda Guerra Mundial.

OS CAMPOS DE REFUGIADOS EM IMAGENS

  • Crianças de Sudão do Sul num acampamento para refugiados em UgandaFoto: JAMES AKENA / REUTERS

  • Sudão do Sul foi o país que mais gerou refugiados no ano passado: 737.400 pessoas fugiram do paísFoto: JAMES AKENA / REUTERS

  • Forças das Nações Unidas fornecem segurança a acampamento de deslocados internos no Sudão do SulFoto: Sam Mednick / AP

  • Refugiados pela segunda vez: palestinos que viviam em campo de refugiados na cidade síria de Derra tiveram que fugir da guerraFoto: ALAA AL-FAQIR / REUTERS

  • Vizinha da Síria, a Turquia é o país que mais recebe refugiadosFoto: NAZEER AL-KHATIB / AFP

  • Mulher afegã com os filhos num centro para refugiados no PaquistãoFoto: ABDUL MAJEED / AFP

  • Afegãs aguardam para fazerem registro em centro para refugiados em Peshawar, no PaquistãoFoto: ABDUL MAJEED / AFP

SÍRIA É MAIOR FONTE DE REFUGIADOS

O conflito na Síria, que está no seu sétimo ano, é a maior fonte de refugiados do mundo, com 5,5 milhões que fugiram do país. Mas em 2016, o maior gerador de refugiados foi Sudão do Sul, com 737.400 pessoas que cruzaram a fronteira com países vizinhos para fugir da guerra civil. Nyawet Tut, uma sudanesa do sul mãe de cinco filhos, contou que a vila onde vivia foi incendiada por soldados.

— Meu marido foi morto na guerra. E com a falta de alimentos, eu decidi deixar a minha casa, tudo, para trás — contou Nyawet aos funcionários das Nações Unidas num campo temporário para refugiados na Etiópia.

Apenas três países — Síria, Afeganistão e Sudão do Sul — são responsáveis por 55% de todos os refugiados no mundo. E a Turquia, vizinha da Síria, é pelo terceiro ano consecutivo o país que mais abriga refugiados, com 2,9 milhões de pessoas. Depois estão Paquistão (1,4 milhão), Líbano (1 milhão), Irã (979.400) e Uganda (940.800).

Em números totais, de refugiados e deslocados internos, a Síria tem o maior número de pessoas que foram obrigadas a deixarem os locais onde viviam, com 12 milhões de pessoas nessa situação. Isso significa que dois em cada três sírios perderam seus lares na guerra. A Colômbia (7,7 milhões) e o Afeganistão (4,7 milhões) formam com a Síria os três países com mais desabrigados.

A recepção de refugiados tem sido um tema bastante debatido em países desenvolvidos, como os europeus e os EUA, mas o relatório mostra 84% dos refugiados do mundo estão em países pobres ou em desenvolvimento. Esse descolamento do discurso com a realidade reflete a falta de consenso internacional sobre a recepção de refugiados e a proximidade de muitos países pobres às regiões de conflito.

— Nós precisamos fazer mais por essas pessoas — disse Grandi. — Para um mundo em conflito, o que se precisa é de determinação e coragem, não medo.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(18)99172 2746


Programa Manhã Manancial com Isaque Kei Nishi Kajimura
Peça sua Música

  • Joséde oliveira Pinto
    Cidade: Itapemirim E. S.
    Música: Valor de uma alma
  • José de Oliveira
    Cidade: Itapemirim E.S
    Música: Um presente de Jesus.
  • DAIANE AGUIAR
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: Banda Gerd - Êta Butina
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • Ercilene Cristina Barbosa da Silva
    Cidade: Marabá Paulista
    Música: Sobrevivi _Sara Farias
Publicidade Lateral
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Visitas: 398472 Usuários Online: 4






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Manancial FM - Todos os direitos reservados