Sábado, 20 de Abril de 2024

Buscar  
Brasil

Publicada em 06/05/19 às 11:45h - 236 visualizações
Você é um orgulhoso!
Uma verdade incômoda.

Manancial FM

 (Foto: Manancial FM)

* O título é verdadeiro, mas incômodo. Ninguém gosta de ser chamado de orgulhoso. Só que o problema não é gostar, é aceitar. Todos que alcançam a humildade, ou pelo menos começam a dar seus primeiros passos nela, entendem como são movidos por seu ego. Todo humilde é um orgulhoso em tratamento.

Orgulho é fraqueza em descontrole. É autoconfiança exacerbada. Todo orgulhoso quando é chamado assim torce o nariz, faz cara feia. Não aceita ter esse defeito, o orgulho nos cega.

Leia mais...

O orgulho talvez possa ser considerado o primeiro pecado de Satanás. Considerando Isaías 14:13 temos alguém que desejava se exaltar e ser igual a Deus. É interessante que essa exaltação e comparação a Deus é a mesma proposta da serpente: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”. (Gênesis 3:5).

Nosso inimigo continua fazendo a mesma proposta para nós. Quando alcançamos vitórias em nossa vida, em quaisquer áreas, continua ressoando em nosso coração que a glória e o louvor são nossos. Que tudo que possuíamos e conquistamos veio do nosso suor e esforço.

Ouso dizer que todos os teus defeitos provem do teu orgulho. Se você procurar direitinho, verá a raiz orgulhosa da maldade por todo lado. Não que você deva olhar às pessoas e as julgar por isso. Só orgulhosos enxergam orgulhosos (Tito 1:15).

O orgulhoso não pode ver uma pessoa confiante. Lembra do que Eliabe fala a Davi antes da batalha contra Golias? “Bem sei a tua presunção” (1 Samuel 17:28). Mas ao contrário do que julgava o irmão mais velho, Davi não guerreou contra Golias em seu nome, mas “em nome do Senhor dos Exércitos” (1 Samuel 17:45). O ungido do Senhor era humilde.

O orgulho nunca vem sozinho, sempre traz consigo o ressentimento, a rebeldia, desobediência e a insubmissão. É por isso que Provérbios 16:18 lembra que ele “precede a queda” e Tiago 4:6 afirma que “Deus resiste aos soberbos”. Orgulho é a idolatria do eu, e Deus não tolera outros deuses.

Mas como vencer o orgulho? Entendendo e vivendo em humildade, assim como Jesus Cristo.

É a humildade que ilumina nosso órgão mais inchado: ego. Humildade não é complexo de inferioridade, nem falta de confiança. Humildade não é pensar menos de si, mas pensar menos em si. É não diminuir outros, mas exaltá-los. Não é um pensamento autodestrutivo ou autocritico, mas uma clareza sobre quem somos e o que podemos fazer. É poder sobre controle. É por isso que Deus diz: “diga o fraco: Eu sou forte.” (Joel 3:10).

É em nossas fraquezas que o poder de Deus é aperfeiçoado (2 Coríntios 12:9), mas só humildes reconhecem suas fraquezas.

Que consigamos imitar a Cristo, nosso exemplo supremo de humildade (Filipenses 2:5). E lembre-se sempre, Deus dá graças ao humilde!

* Este artigo foi escrito por um orgulhoso em tratamento.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(18)99172 2746




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • Joséde oliveira Pinto
    Cidade: Itapemirim E. S.
    Música: Valor de uma alma
  • José de Oliveira
    Cidade: Itapemirim E.S
    Música: Um presente de Jesus.
  • DAIANE AGUIAR
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: Banda Gerd - Êta Butina
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • Ercilene Cristina Barbosa da Silva
    Cidade: Marabá Paulista
    Música: Sobrevivi _Sara Farias
Publicidade Lateral
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Visitas: 396981 Usuários Online: 3






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Manancial FM - Todos os direitos reservados