Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Buscar  
Brasil

Publicada em 18/07/17 às 10:31h - 381 visualizações
Sexo oral está a ajudar a espalhar bactéria super resistente
bactéria super resistente

Manancial FM

 (Foto: Manancial FM)

Os antibióticos prescritos para dores de garganta, quando há um mau diagnóstico, podem aumentar a resistência, criando superbactérias.

 

A resistência aos antibióticos está a tornar a gonorreia, uma doença sexualmente transmissível, muito mais difícil de tratar, por vezes mesmo impossível de tratar, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS). "A bactéria que causa a gonorreia é particularmente esperta. De cada vez que usamos uma nova classe de antibióticos para tratar a infecção, a bactéria evolui para se tornar resistente", explica Teodora Wi, da OMS.

Estima-se que todos os anos 78 milhões de pessoas sejam infectadas com gonorreia - a bactéria Neisseria gonorrhoeae pode infectar os genitais, recto e garganta e é transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. E é esta última infecção que mais preocupa as autoridades de saúde, diz a BBC, uma vez que os antibióticos prescritos para dores de garganta, quando há um mau diagnóstico, podem aumentar a resistência, criando superbactérias.

"Nos Estados Unidos, a resistência [aos antibióticos] surgiu nos homens que têm sexo com homens por causa da infecção da faringe", explicou a médica. O declínio na utilização de preservativo, sobretudo no sexo oral, também é uma das causas apontadas para a transmissão da doença - no auge da epidemia VIH/sida a utilização era mais comum.

Assim, a organização está a encontrar relatos de resistência generalizada aos antibióticos mais antigos e mais baratos - dados de 77 países mostram que o problema é generalizado. E nos países mais ricos, onde a rede de vigilância funciona melhor, há mesmo casos de infecções que resistem a todos os antibióticos - foram detectados três casos no Japão, França e Espanha. Wi teme que esta seja apenas a ponto do icebergue, uma vez que nos países em que esta rede funciona pior a gonorreia é mais comum.

Em comunicado lançado sexta-feira última, a OMS lembra que a gonorreia pode ser prevenida através de um comportamento sexual mais seguro, nomeadamente pela utilização correta de preservativo, sendo necessário mais e melhor educação para o sexo seguro.

A não utilização de preservativo, um aumento da urbanização e da mobilidade das populações, combinadas com as baixas taxas de detecção da doença e tratamentos inadequados ou falhados contribuem para o aumento.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(18)99172 2746


Programa Eu Nasci de Novo - Igreja Batista Renovada - Apres Pr. Marcio Cardoso
Peça sua Música

  • Joséde oliveira Pinto
    Cidade: Itapemirim E. S.
    Música: Valor de uma alma
  • José de Oliveira
    Cidade: Itapemirim E.S
    Música: Um presente de Jesus.
  • DAIANE AGUIAR
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: Banda Gerd - Êta Butina
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • JOSE CARLOS DA SILVA ZE CARLÃO
    Cidade: PRESIDENTE VENCESLAU
    Música: ESTOU NA SINTONIA
  • Ercilene Cristina Barbosa da Silva
    Cidade: Marabá Paulista
    Música: Sobrevivi _Sara Farias
Publicidade Lateral
CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


Visitas: 398205 Usuários Online: 2






Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Manancial FM - Todos os direitos reservados